Tecnologia

Série especial: IA e a nova era das Finanças Corporativas - Parte 2

Conheça os tipos de Inteligência Artificial que os times financeiros devem ficar atentos
Tempo de leitura:
5 minutos

Na primeira parte desta série especial você conheceu mais sobre a Inteligência Artificial (IA), como ela se apresenta em nosso dia a dia e como o mundo corporativo vem se beneficiando da tecnologia. Se você ainda não leu, confira agora mesmo!

Já sabemos que a IA oferece uma gama de soluções que automatizam tarefas rotineiras e aprimoram o planejamento financeiro, beneficiando significativamente a rotina. Por exemplo, ferramentas de conciliação bancária utilizam IA para comparar automaticamente transações bancárias com registros internos, identificando erros e equívocos, garantindo precisão e eficiência no processamento de transações. 

Além disso, a IA é uma aliada importante na captação automática de dados financeiros e na previsão de fluxo de caixa, analisando padrões históricos e condições de mercado para fornecer previsibilidade. Isso ajuda as empresas a planejar melhor suas necessidades de caixa, otimizar a alocação de recursos e até mesmo automatizar processos como a inserção de pagamentos. 

Um exemplo adicional é o cash sweep, que pode ser otimizado para garantir o uso mais eficiente dos saldos de caixa. Com essas capacidades, a integração da IA nos processos financeiros não só aumenta a eficiência operacional, mas também proporciona uma base sólida para a tomada de decisões informadas e estratégicas.

Podemos citar também a obtenção de dados valiosos via IA que fornece às empresas uma análise detalhada de um determinado período e já indica insights e ações para o time financeiro agir.

Agora chegou a hora de falarmos sobre os tipos de IA que os times financeiros, especialmente os profissionais que atuam em Tesouraria e contas a pagar devem ficar de olho.

Tipos de IA que os times financeiros devem ficar de olho

Para os times de tesouraria e contas a pagar, algumas das IAs mais relevantes incluem:

Automação de Processos Financeiros (RPA)

Robôs de software que automatizam tarefas repetitivas e baseadas em regras, como lançamento de transações e conciliações. Com isso existe a redução de erros, aumenta a eficiência e libera tempo para tarefas mais estratégicas.

A FinBits, por exemplo, é uma focada em automação de pagamentos de ponta a ponta, ou seja, da inserção de documentos (captura e leitura automática de documentos), organização (caixa de entrada), fluxo de aprovação (personalizado de acordo com a categorização do pagamento) e agendamento (conciliação bancária automática).

Análise preditiva e forecasting

Algoritmos que analisam dados históricos para prever tendências futuras e variáveis financeiras. Entre os benefícios podemos citar a melhora da precisão das previsões financeiras, ajuda na gestão de fluxo de caixa e planejamento orçamentário.

Com a visualização e exportação de informações via filtros e tabelas dinâmicas da FinBits é possível ter previsibilidade do fluxo de caixa e tomar decisões mais assertivas baseadas em dados confiáveis. 

Análise de dados e Business Intelligence (BI)

Ferramentas de IA que transformam grandes volumes de dados financeiros em insights acionáveis e visualizações.Isso facilita a análise de desempenho financeiro, identificação de oportunidades e problemas, e tomada de decisão baseada em dados.

A FinBits é facilmente integrada a softwares de gestão como ERP e BI para que todos os dados sejam visualizados da melhor forma possível.

Detecção de fraude e segurança

Sistemas de IA que monitoram transações em tempo real para identificar padrões anômalos e possíveis fraudes. Isso aumenta a segurança das operações financeiras, reduz o risco de fraude e protege ativos da empresa.

Análise de sentimentos e feedback de mercado

IA que analisa sentimentos e opiniões em notícias e mídias sociais para avaliar o impacto no mercado financeiro. Entre os benefícios estão a ajuda a entender o comportamento do mercado e influências externas, melhorando as estratégias de investimento.

Automação de relatórios e compliance

Ferramentas que automatizam a geração de relatórios financeiros e garantem que as normas de compliance sejam atendidas. Isso reduz o tempo gasto na criação de relatórios e garante a conformidade com regulamentações, inclusive auditorias financeiras.

Modelagem e análise de risco

Algoritmos que avaliam e modelam riscos financeiros, como crédito e mercado. Melhora a gestão de riscos e a avaliação de crédito, ajudando na tomada de decisões mais informadas.

Chatbots para atendimento ao cliente e suporte interno

Assistentes virtuais que ajudam a responder perguntas frequentes e oferecem suporte para processos financeiros. Com isso, existe uma significativa melhora na eficiência no atendimento ao cliente e redução na carga de trabalho dos funcionários.

Otimização de investimentos e gestão de portfólio

A que analisa dados de mercado e recomendações para otimizar a alocação de investimentos e gestão de portfólio. Existe aqui um aprimoramento do desempenho dos investimentos e tomada de decisões baseadas em análises detalhadas.

Reconhecimento de imagens e documentos

Sistemas de IA que analisam e extraem dados de documentos financeiros e imagens, como recibos e faturas. Essa automação permite a entrada de dados e reduz a necessidade de processamento manual.

A FinBits conta com sete formas diferentes de captura e inserção de dados, como OCR (sigla para Optical Character Recognition, ou seja, Reconhecimento Ótico de Caracteres) e envio por WhatsApp.

Na última parte desta série entrevistamos Douglas Luan, Senior Machine Learning Engineer, que está a frente dessa tecnologia na FinBits. Neste papo você saberá como as Finanças Corporativas podem se preparar para receber a IA, integração de sistemas, tendências emergentes e soluções de IA da FinBits para otimizar a rotina da gestão e operação de pagamentos. Leia agora mesmo!

Equipe FinBits
13.8.2024

Relacionados