Um estudo realizado pela Snaq e FinBits revela que os custos globais com processos manuais de contas a pagar totalizam mais de US$ 2,7 tri ao ano. Além disso, 90% dos executivos de finanças nos EUA não possuem visibilidade total de gastos. Preocupante, né? Mas existe uma forma de melhorar este cenário: automatizar a rotina de pagamentos. Essa prática pode garantir uma redução de custos de até 75%, sem dizer em ter mais produtividade e agilidade, investido tempo de qualidade em análises e tomadas de decisões estratégicas.
Em empresas, especialmente de médio e grande porte, é comum encontrar softwares de gestão empresarial (os famosos ERPs), assim como não é difícil encontrar colaboradores e times descontentes com a falta de profundidade quando o assunto é contas a pagar. Por isso, integrar um software de automatização dos pagamentos como a FinBits ao ERP é uma forma simples, prática e segura de resolvermos problemas de visibilidade e altos orçamentos.
Fale com um especialista e conheça a FinBits agora mesmo!
Neste artigo, você encontrará algumas informações que ajudarão você e seu time financeiro a entenderem melhor a realidade dos ERPs e as vantagens de integrar um software de gestão de pagamentos a ele.
O que é ERP?
ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning (ou Planejamento de Recursos Empresariais) e representa um software que integra toda a gestão de uma empresa, facilitando a coleta, armazenamento, gerenciamento e interpretação de dados. Nos últimos anos os ERPs passaram por um grande processo de aperfeiçoamento e modernização e hoje são ofertados em nuvem e operados via IA e/ou machine learning, por exemplo.
Popularmente, o ERP é conhecido como "sistema nervoso central" de uma empresa porque oferece a automação, integração e inteligência fundamentais para a execução eficiente de todas as operações diárias.
Além da financeira, outras áreas da organização podem ser integradas como planejamento estratégico, desenvolvimento, vendas, marketing, fabricação, logística, gestão de inventário, contabilidade, recursos humanos, etc.
Veja alguns dos benefícios que a implementação de um ERP traz às empresas
Quais são os ERPS mais utilizados?
Hoje existe uma série de ERPs disponíveis no mercado. Além dos maiores e tradicionais, existem aqueles também criados para um segmento ou área específicos.
Totvs, Microsoft Dynamics AX, SAP S/4 HANA, SAP Business One, Protheus, Oracle NetSuite, Sankhya, Senior, Oracle Cloud e Omie são os mais populares no Brasil e podem ser encontrados com facilidade em empresas médias e grandes.
Existem também ERPs focados em segmentos específicos como saúde (Epic Systems, Cerner e McKesson), construção e engenharia (Procore, Viewpoint e Sage 300 Construction), alimentos e bebidas (Aptean Food an Beverage, Deamcom e Infor M3) e educação (Ellucian, Workday Student e Blackbaud).
Porque integrar a FinBits ao seu ERP?
Apesar de permitir a automação de pagamentos (que vai desde a captura e organização de documentos até a conciliação bancária), visibilidade e previsibilidade do fluxo de caixa e exportação de informações a FinBits não é um ERP, mas pode e deve ser conectada com facilidade a qualquer um dos softwares listados acima.
Isso acontece graças a nossa API nativa que se integra facilmente a estes ERPs além de softwares de CRM como Salesforce, Zoho, Dynamics 365, RD Station e Hubspot; contabilidade (Protheus, Nibo, Alterdada, Omie e Senior) e BI (Power BI, Tableau, QlikView/QilkSense, TOTVS Analytics, SAS Business Intelligence, MicroStrategy, Oracle BI, Pentaho, SAP BusinessObjects e GoodData).
Integre a FinBits ao seu ERP agora mesmo! Fale com um especialista
Veja 8 motivos para integrar a FinBits ao seu ERP de forma fácil e rápida:
Potencialização da escalabilidade e crescimento
A integração favorece o crescimento da empresa ao permitir a escalabilidade dos processos financeiros sem a necessidade de grandes mudanças ou adaptações. Essas vantagens tornam a integração de um software de gestão de pagamentos com um ERP uma decisão estratégica importante para líderes financeiros que buscam otimizar a gestão financeira e promover o crescimento sustentável da empresa.
Automatização completa do processo de pagamentos
A FinBits automatiza o processo de contas a pagar de ponta a ponta começando pela captação de documentos e NF que pode ser feita por 7 formas diferentes (incluindo WhatsApp e formulários). Com poucos cliques o pagamento entra no fluxo de aprovação que é totalmente personalizado de acordo com a categorização do pagamento e segue para pagamento, inclusive com a conciliação bancária que pode ser feita em lote e leva somente um minuto.
Economia de tempo e redução de erros e custos
Com a gestão de pagamentos integrada há uma significativa diminuição na necessidade de inserção manual de dados, o que reduz erros e retrabalho. Isso também reduz o tempo gasto em tarefas administrativas e manuais, resultando em economia de recursos humanos e financeiros além de garantir a conformidade com regulamentos financeiros e fiscais, ajudando a evitar multas e penalidades.
Previsibilidade e Planejamento
A integração da FinBits permite previsões mais precisas e planejamentos financeiros mais eficientes, ajudando a evitar surpresas de fluxo de caixa. O processo de planejamento estratégico e orçamentário também é favorito, pois a FinBits fornece dados históricos e análises preditivas que são fundamentais para o planejamento financeiro de longo prazo.
Agende uma demonstração personalizada da FinBits agora mesmo! Fale com um de nossos consultores
Aumento da Eficiência Operacional
Ao conectar um software de gestão de pagamentos ao ERP a área financeira ganha eficiência operacional pois automatiza tarefas repetitivas, liberando tempo para a equipe focar em atividades estratégicas. Além disso, aumenta a produtividade ao mesmo tempo em que facilita a colaboração entre departamentos e o acesso a dados em tempo real, melhorando a comunicação e a tomada de decisões.
Mais segurança e conformidade
Ao utilizar a FinBits sua empresa garante as melhores tecnologias de segurança para proteger informações financeiras sensíveis graças aos nossos mecanismos antifraude, facilitando inclusive auditorias e a rastreabilidade de todas as transações financeiras (muito mais transparência e conformidade com normas, regulamentos e boas práticas da tesouraria).
Melhoria na visibilidade e controle
Um software de gestão de pagamentos integrada ao ERP permite a consolidação todas as informações financeiras em um único sistema, proporcionando uma visão abrangente e em tempo real das finanças da empresa. Além disso, facilita o monitoramento de fluxos de caixa, status de pagamentos e contas a pagar, além de gerar relatórios detalhados para tomadas de decisão.
Qualidade na experiência do cliente
Por fim, um sistema de contas a pagar automatizado proporciona uma experiência de pagamento mais eficiente e confiável para fornecedores e parceiros, fortalecendo relacionamentos de negócios.