Descubra como fazer as finanças da sua empresa do ramo de alimentação crescer

Chega de sufoco com as contas! Aprenda estratégias práticas para organizar as finanças e focar no crescimento de seu negócio
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Administrar um restaurante, cafeteria, sorveteria ou qualquer negócio de alimentação no Brasil é enfrentar uma rotina intensa de desafios, que vão além de preparar e servir bons produtos. Entre as principais dores de donos de negócios de alimentos está a gestão financeira, uma área onde pequenas falhas podem escalar e comprometer toda a operação. Para ilustrar, o SEBRAE estima que a falta de organização financeira é uma das principais razões para a alta taxa de fechamento de negócios de alimentação nos primeiros cinco anos.

A partir de agora, você encontrará um passo a passo estratégico para organizar sua gestão financeira, reduzir riscos e ganhar tempo e segurança na administração do seu negócio. É hora de dar aquele passo importante rumo à estabilidade financeira. Vamos lá?

A importância de um fluxo de caixa bem controlado

Controlar o fluxo de caixa é um dos aspectos mais cruciais para garantir que as operações funcionem bem, especialmente em um setor tão sazonal e sujeito a variações de demanda como o de alimentação. A falta de um fluxo de caixa estruturado é um dos principais erros que afetam pequenas empresas e pode resultar em despesas atrasadas e um efeito dominó de dívidas e multas. Segundo pesquisa do Insper, mais de 60% dos pequenos negócios têm problemas em administrar o fluxo de caixa.

Como otimizar seu fluxo de caixa:

- Controle diário: Acompanhe entradas e saídas diariamente para ter uma visão realista da saúde financeira.

- Planeje sazonalidades: Inclua previsões de demanda em períodos de baixa para não ser pego de surpresa.

- Automatize registros: Ferramentas como a FinBits permitem que você automatize a atualização do fluxo de caixa, integrando dados de vendas e despesas de maneira simples e centralizada.

Para uma leitura mais aprofundada sobre o impacto de uma má gestão de fluxo de caixa, leia: Como a má gestão de fluxo de caixa pode prejudicar uma empresa?.

Reduza custos e erros com a automação financeira

A automação da gestão financeira pode ser o divisor de águas que transforma um processo financeiro confuso em uma operação eficiente. Hoje, a tecnologia já permite que pequenos negócios façam uso de soluções antes acessíveis apenas para grandes empresas. Softwares específicos para contas a pagar, controle de estoque e fluxo de caixa, como o da FinBits, podem reduzir o tempo gasto em tarefas manuais e eliminar erros.

Vantagens da automação financeira para PMEs:

- Centralização de informações: Com uma plataforma integrada, todas as suas informações financeiras ficam disponíveis em um só lugar, facilitando o controle e a tomada de decisões.

- Redução de falhas humanas: A automação diminui os erros de digitação e os atrasos nas tarefas repetitivas.

- Previsibilidade de pagamentos: Configure alertas e automatize pagamentos recorrentes para nunca mais perder um prazo.

Quer entender melhor como a automação pode impactar seu planejamento? Leia: Como a automação de contas a pagar pode impulsionar seu planejamento financeiro para 2025.

Considere a terceirização financeira para aliviar a operação

Muitos negócios do setor de alimentos acabam sobrecarregados com a rotina administrativa, tirando o foco de atividades que agregam mais valor. Nesse caso, a terceirização financeira (BPO financeiro) pode ser uma solução eficiente. Esse modelo permite que profissionais especializados gerenciem suas contas a pagar e a receber, fluxo de caixa e até a conciliação bancária, trazendo mais segurança e controle.

Benefícios do BPO financeiro:

- Redução de custos fixos: Em vez de montar um time interno, terceirizar oferece suporte especializado por um custo menor.

- Acompanhamento especializado: A equipe de BPO da FinBits, por exemplo, garante que as obrigações financeiras do seu negócio sejam cumpridas no prazo e de forma otimizada.

- Foco no crescimento: Com a parte financeira sob controle, você pode dedicar mais tempo ao desenvolvimento e inovação dos produtos.

Para saber se a terceirização é a escolha certa para sua empresa, leia: 6 sinais de que sua empresa precisa terceirizar a operação financeira.

Planejamento orçamentário: o segredo para sobreviver e crescer

Para que o seu negócio alcance sustentabilidade e crescimento, o planejamento orçamentário deve ser uma prioridade. Sem ele, há o risco constante de endividamento, especialmente diante da necessidade de investimentos em momentos de expansão ou renovação do espaço físico. Segundo dados do IBGE, a inadimplência entre pequenas empresas aumentou 13% nos últimos anos devido à falta de planejamento.

Dicas para um planejamento orçamentário efetivo:

- Estime receitas e despesas: Baseie-se no histórico e faça ajustes com base na sazonalidade e tendências do mercado.

- Defina metas financeiras: Assim você consegue visualizar o quanto precisa faturar e onde deve cortar gastos.

- Revise periodicamente: A cada três meses, revise o orçamento e faça ajustes necessários.

Leia também: 7 dicas práticas para controlar as finanças de sua PME.

Simplifique a gestão de impostos para evitar problemas

A carga tributária é uma das principais dores de quem administra negócios no Brasil, ainda mais no setor de alimentação, onde existem diversas regras específicas. A má gestão dos impostos pode gerar multas e problemas legais. Através de uma organização bem estruturada, incluindo o uso de tecnologia, é possível otimizar o pagamento de impostos e reduzir o peso tributário no orçamento.

Dicas para melhorar sua gestão tributária:

- Escolha o regime tributário ideal: Muitos pequenos negócios economizam ao migrar para o Simples Nacional ou outros regimes vantajosos.

- Automatize o controle de impostos: Soluções como a da FinBits incluem recursos que ajudam a classificar e organizar as despesas tributárias automaticamente.

- Conte com um profissional especializado: Muitas vezes, um contador familiarizado com o setor alimentício consegue oferecer orientações específicas que fazem a diferença.

Indicadores financeiros: saiba como utilizá-los a seu favor

Indicadores financeiros são ferramentas essenciais para entender se o seu negócio está no caminho certo. No setor alimentício, acompanhar esses indicadores é especialmente útil para ajustar preços, controlar o lucro e tomar decisões de investimento.

Principais indicadores para PMEs do setor de alimentos:

- Margem de contribuição: Ajuda a entender se o preço dos produtos está cobrindo os custos variáveis e contribuindo para os custos fixos.

- EBITDA: Indicador de desempenho que mostra a capacidade do seu negócio de gerar lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização.

- Prazo médio de pagamento: Ajuda a entender a velocidade com que você paga fornecedores e o impacto disso no fluxo de caixa.

Se você quer aprender mais sobre indicadores, não deixe de conferir: Transforme os indicadores financeiros de sua empresa em resultados reais.

Administrar um pequeno restaurante ou café vai muito além de proporcionar uma boa experiência gastronômica. A gestão financeira é um dos pilares para garantir que o negócio cresça de forma sustentável. Com as estratégias de automação, controle de fluxo de caixa, planejamento orçamentário e, quando necessário, a terceirização do financeiro, o empreendedor tem nas mãos as ferramentas certas para estruturar seu negócio e se concentrar no que realmente importa: seu produto e seu cliente.

Para aprofundar sua jornada de conhecimento, não perca nosso podcast!

Equipe FinBits
22.1.2025

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