Não consigo enviar e-mail para a Finbits

Não consigo enviar e-mail para a Finbits

A seguir vamos explicar o que pode acontecer para um e-mail enviado, não chegar ao destino.

Existem situações em que uma mensagem de erro pode retornar ao enviar um e-mail para um destinatário, como a finbits.com.br por exemplo, mas também existem situações em que não retorna mensagem de erro, mas a mensagem também não chega. Na sequência vamos falar um pouco sobre a segurança no envio de seus e-mails e como se proteger, caso você recebe a mensagem de erro abaixo ou sua mensagem não chegue ao destino:

Atualmente temos algumas regras de segurança que precisam ser seguidas para que a mensagem seja recebida e também entregue com toda segurança necessária, abaixo vamos explicar um pouco sobre quais seriam essas regras e a importante delas no envio seguro do e-mail:

1. SPF: (Sender Policy Framework)

Se trata de uma configuração utilizada em registros DNS do tipo TXT que declara quais são os provedores SMTP autorizados pelo FQDN (finbits.com.br) a enviar e-mails. Basicamente essa regra lista os endereços IP dos servidores que podem enviar e-mails para a Finbits. Como são muitos, no lugar dos IP, usamos um host que aponta para os IPs.

2. DKIM: (Domain Keys Identified Mail)

Consiste na configuração de registros DNS do tipo TXT onde especificamos as chaves públicas associadas a cada provedor SMTP por onde enviamos mensagens. Os provedores SMTP, ao confirmarem a existência da chave no registro DNS, assinam nossas mensagens autenticando-as.

Esse método de autenticação de mensagens garantem ao destinatário que a mensagem, ao chegar assinada no destinatário, não sofreu adulterações.

3. DMARC: (Domain-based Message Authentication, Reporting, and Conformance)

É um roteiro que passamos para os provedores destinatários de nossas mensagens. Essa configuração trabalha junto as configurações de SPF e DKIM, e nela informamos ao provedor destinatário o que devem fazer caso identifiquem mensagens enviadas por provedores SMTP não listados no SPF, com From diferente do nosso FQDN ou que não estejam autenticadas pelo DKIM. Basicamente esse "roteiro" explica que o provedor que recebe nossas mensagens deve fazer caso receba algum e-mail enviado por um IP que não está no nosso SPF ou que não esteja autenticando o DKIM.

IMPORTANTE: Desde Fevereiro os provedores de e-mail estão mais rigorosos quanto a suas políticas anti-spam, e passaram a exigir o uso de DMARC. Por isso essas regras passaram a ser fundamentais e sua não configuração implica no não recebimento correto do envio de seus e-mails.

© 2024 FinBits. Todos direitos reservados